fbpx
Um dia decisivo
dezembro 7, 2020
Tratamento de Efluentes Por Quê?
dezembro 16, 2020
Mostrar tudo

Futuros valores da água definidos para se comparar com ouro e petróleo e a bolsa de Wall Street pela primeira vez

O CME Group está pronta para lançar contratos futuros atrelados ao preço da água pela primeira vez nesta semana.

Os contratos permitirão que investidores e agricultores apostem no preço futuro da água. Os contratos estão ligados ao mercado de água spot de US$ 1,1 bilhão na Califórnia.

Enquanto a água se juntará oficialmente a ouro, petróleo e outras commodities em negociação em Wall Street, os contratos serão liquidados financeiramente. Isso significa que os compradores dos contratos que se mantiverem até o vencimento não serão recebidos por uma entrega de milhões de litros de água como fariam para outros futuros baseados em commodities, como petróleo e grãos.

Os contratos de água estão ligados ao Nasdaq, que foi lançado há dois anos. O índice é impulsionado pela média ponderada do volume dos preços das transações nos cinco maiores e mais ativamente negociados mercados de água da Califórnia.

Os contratos representarão cada um 10 metros de água, o equivalente a cerca de 3,26 milhões de litros.

Um investidor de alto perfil potencialmente procurando capitalizar os contratos futuros de água recém-lançados é Michael Burry de “The Big Short”.

Burry destacou a água como uma de suas principais ideias de investimento após a grande crise financeira de 2008, pois vê a demanda pelo recurso natural que sustenta a vida para continuar subindo à medida que a oferta cai devido ao crescimento populacional e às mudanças climáticas.

Mas os agricultores provavelmente utilizarão os contratos de água mais do que os investidores, à medida que procuram cobrir seus custos de insumos em meio a um ambiente climático cada vez mais incerto

O CME Group anunciou inicialmente o lançamento de fundos futuros de água em setembro.

“Com quase dois terços da população mundial esperada para enfrentar a escassez de água até 2025, a escassez de água representa um risco crescente para empresas e comunidades em todo o mundo, e particularmente para o mercado de água da Califórnia de US$ 1,1 bilhão”, disse Tim McCourt, chefe global de índice de equidade e produtos de investimento alternativo do CME Group.

Os comentários estão encerrados.